quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Piadas Folha de Notícias

Rima perfeita

Um dia na escola a professora pede ao seus alunos que façam um rima bem bonita
e pergunta ao primeiro
- Diga Maria qual a sua rima?
- eu tenho uma coisa que é só minha, o coração da minha maezinha.
- Parabéns Maria muito bonita.Falou a professora
- e você Carlinhos.
- eu tenho amor como uma flor.
- muito bonito Carlinhos, disse a professora.
- E você Joãozinho diga a sua rima.
- Lá vem um canguru com uma flor no cú.
- a professora indiginada manda ele refarzer a frase.
e lhe pergunta novamente depois de alguns minutos.
-Diga Joãozinho.Pergunta a professora
- lá vem o canguru com uma flor na bochecha porque no cu a professora não deixa.

Vírus (H1N1)

27/04/2009 - 10h21

Veja quais são os sintomas da gripe suína e como se prevenir

Publicidade

da Folha Online

Atualizado em 14/07/2009 às 10h27.

O vírus influenza A da gripe suína já se espalhou por todas as regiões do mundo, atingindo principalmente a América do Norte. Os Estados Unidos concentram o maior número de casos e de mortes, seguido pelo México --considerado o epicentro da doença.

No dia 11 de junho a OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciou que a doença atingiu o nível de pandemia (epidemia generalizada). O termo tem relação apenas com a ampla distribuição geográfica do vírus, e não com a sua periculosidade.

Entenda quais são os sintomas e como a doença é transmitida

O que é o vírus da gripe suína?

A gripe suína é causada por um vírus de uma família de vírus que incluem influenza A, B e C. Esta doença é resultado do vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é diferente do H1N1 totalmente humano que circula nos últimos anos, por conter material genético dos vírus humanos, de aves e suínos, incluindo elementos de vírus suínos da Europa e da Ásia.

Quais são os sintomas?

Os sintomas são muito similares aos de uma gripe comum ou mesmo aos da dengue. O paciente com gripe suína tem febre acima de 39ºC, falta de apetite, dores musculares e tosse. Algumas pessoas com a gripe suína também relataram ter apresentado catarro, dor de garganta, náusea, vômito e diarreia forte.

O período de incubação da gripe --o tempo até que a pessoa desenvolva os sintomas-- é de entre 24 e 48 horas, embora não haja confirmação de um padrão para o atual surto.

Como a gripe é transmitida?

Em casos registrados nos últimos anos, a doença foi contraída por pessoas que tiveram contatos com criações de porcos, mas não há registro de que o mesmo tenha acontecido no atual surto. Ela está sendo da mesma forma que a gripe comum: por via aérea, de pessoa para pessoa, por meio de espirros e tosse. Os especialistas apontam que, normalmente, as partículas com vírus viajam por até um metro de distância.

As pessoas podem transmitir o vírus antes mesmo de sentir os sintomas e depois de já terem melhorado. Os vírus da gripe suína podem ser encontrados não apenas nas secreções nasais, mas nas fezes.

Os vírus da gripe também sobrevivem por dias ou até mesmo semanas em superfícies secas. Evidências apontam que as pessoas podem se contaminar ao encostar em superfícies contaminadas --como teclados e maçanetas-- e depois tocar nariz, olhos ou boca.

Como se prevenir?

A melhor maneira de se prevenir é evitar as formas mais comuns de contágio --contato com pessoas infectadas ou que apresentem os sintomas e contato com objetos de manuseio por muitas pessoas como maçanetas, teclados e telefones.

O governo mexicano, país onde o surto começou, aconselha que as pessoas evitem apertos de mão e beijos, além do uso de máscaras que cobrem o nariz e a boca ao sair nas ruas.

A União Europeia e Cuba recomendaram ainda que os turistas evitem viajar para os países e áreas infectadas pela gripe suína.

Quais os riscos da gripe suína?

Embora a Organização Mundial de Saúde (OMS) tenha pedido cautela diante do pânico criado pelo surto de gripe suína, os vírus da gripe são frequentemente fatais. A própria OMS estima que variações da gripe matem de 250 mil a 500 mil pessoas em um ano normal, número que aumenta significativamente durante pandemias.

As últimas pandemias --epidemias generalizadas-- ocorreram em 1968, 1957 e 1918.

A gripe pode matar também ao causar uma pneumonia ou ao deixar o sistema de defesa do organismo mais vulnerável a infecções bacterianas.

Brasil Dinheiro

05/08/2009 - 17h29

Com ajuda do dólar fraco, Bovespa sobe e bate 50% de ganho no ano

YGOR SALLES
da Folha Online

A Bovespa (Bolsa de Valores de São Paulo) se aproveitou duplamente da queda da cotação do dólar ante as moedas mais fortes --inclusive o real-- e fechou o dia com sua quinta alta consecutiva. Com isso, ainda bateu a marca de 50% de valorização no acumulado do ano.

O Ibovespa (Índice Bovespa, principal indicador da Bolsa paulista) fechou com alta de 0,62%, aos 56.384 pontos --o mais alto desde o final de agosto do ano passado. No acumulado do ano, o ganho atingiu 50,16%. O giro financeiro foi de R$ 4,889 bilhões.

Leia a cobertura completa da crise nos EUA
Entenda a evolução da crise que atinge a economia dos EUA
Entenda como a crise financeira global afeta o Brasil

O desempenho positivo, inclusive, fez com que a Bovespa se descolasse do mercado americano, que encerrou negócios em baixa. O índice Dow Jones recuou 0,42%, enquanto o tecnológico Nasdaq Composite perdeu 0,9%.

A Bolsa paulista seguia o mau humor do mercado americano até que se consolidasse a queda da cotação do dólar ante as principais moedas. No Brasil não foi diferente: a moeda americana teve a quinta queda seguida. Fechou o dia cotada a R$ 1,81, com recuo de 0,71%, o menor nível desde 22 de setembro do ano passado.

Com isso, os investidores partiram para a aquisição de ativos para se proteger dessa desvalorização --o que inclui ações nos mercados emergentes, como o Brasil.

"A Bovespa, assim como outros mercados, foi usada como proteção. O dólar indica um caminho descendente, principalmente após o governo americano ter sinalizado que não vai mexer na taxa de juros tão cedo", disse Miguel Daoud, analista da Global Financial Advisor. "Nesta situação, os investidores procuram ativos mais físicos."

A busca pelos ativos também fez com que as commodities em geral também subissem hoje --o CRB, índice que congrega preços de matérias-primas, fechou hoje com alta de 0,52%. E isso também deu outro empurrão na Bovespa, já que as empresas mais negociadas na Bolsa paulista são produtoras de commodities.

Entre essas empresas, o destaque ficou para as ações ordinárias da CSN, com ganho de 1,74%. Os papéis da Petrobras e da Vale, as mais negociadas da Bovespa, também subiram. As preferenciais da petrolífera encerraram o dia com alta de 0,62%, enquanto as preferenciais classe A da mineradora subiram 0,21%.

O setor bancário também ajudou no sinal positivo da Bolsa paulista. A maior alta foi das ordinárias do Banco do Brasil (3,33%), enquanto as preferenciais do Itaú-Unibanco ganharam 2,01%.

Vírus (H1N1)

Ao menos 14 gestantes morreram devido à gripe suína no país, diz Ministério da Saúde

Publicidade

da Folha Online

Entre 25 de abril e 1º de agosto, 2.959 pessoas contraíram a gripe suína --a gripe A (H1N1)-- no Brasil, sendo que 844 (28,5%) evoluíram para casos graves da doença. Segundo balanço divulgado nesta quarta-feira pelo Ministério da Saúde, dos pacientes em estado grave, 96 morreram --de acordo com dados contabilizados junto às secretarias estaduais de Saúde até 30 de julho.

A maioria dos pacientes que morreu em consequência do vírus era mulher --52 de 96--, sendo que, deste total, 14 eram gestantes.

Veja o mapa da gripe suína
Saiba mais sobre a gripe suína
Saiba quais são os sintomas da gripe suína

"Gestação e doenças cardíacas e neurológicas são os principais fatores de risco para óbito, entre os casos de SRAG [síndrome respiratória aguda grave] infectados pelo novo vírus", afirmou o Ministério da Saúde em nota.

Segundo o governo, nos casos graves de pessoas infectadas com ao menos um fator de risco, a letalidade foi de 23,5%, enquanto que nos pacientes sem nenhum fator de risco a letalidade foi de 8,9%.

São considerados fatores de risco: gestação, idade menor que 2 e maior que 60 anos; doenças que debilitam o sistema imunológico (defesas do organismo), como câncer e Aids; ou que tomam regularmente medicamentos que debilitam o sistema imunológico; e doenças crônicas preexistentes, como problemas cardíacos (como arritmias), pulmonares (exemplos: bronquite e asma), renais (pessoas que fazem hemodiálise, por exemplo) e sanguíneos (como anemia e hemofilia); diabetes, hipertensão e obesidade mórbida.

Rio

No Rio, o secretário estadual de Saúde, Sérgio Côrtes, anunciou nesta quarta-feira que nos próximos dias todas as grávidas que apresentarem sintomas de gripe suína serão submetidas a exames para identificar a presença do vírus causador da doença. Antes disso, apenas as pacientes com casos graves passavam por exames para detectar a gripe.

O objetivo da medida é prevenir mortes entre gestantes em consequência da doença. Das 19 pessoas que morreram no Estado em decorrência da gripe suína, ao menos cinco estavam grávidas.

"A partir de agora, vamos fazer exames em todas as gestantes que estiverem com suspeitas de gripe. Essas grávidas serão medicadas imediatamente com o antiviral. Se o teste para detectar o vírus H1N1 der negativo ela não vai precisar fazer o tratamento completo porque ainda não se sabe quais são os efeitos adversos do medicamento em gestantes", disse Côrtes, durante reunião com médicos e pesquisadores de universidades e órgãos ligados à Saúde, no centro do Rio.


Arte/Folha

Brasil Comida

06/08/2009 - 08h29

Vodcas vêm com bafômetro portátil e cliente grava mensagem em uísque

Publicidade

da Folha Online

Para presentear os pais neste domingo (9), muitos filhos escolhem garrafas de bebidas ou produtos relacionados ao assunto, e as marcas de vinhos, uísques e vodcas aproveitam a ocasião para criar ou sugerir rótulos e pacotes especiais.

Divulgação
Para o Dia dos Pais, vodca polonesa oferece um pacote especial com bafômetro portátil
Para o Dia dos Pais, vodca polonesa oferece um pacote especial com bafômetro portátil

Em homenagem ao Dia dos Pais, durante todo o mês de agosto os clientes podem adquirir um pacote promocional da vodca Sobieski, que vem com duas garrafas de 750 ml cada e um bafômetro portátil --para que seja possível saber a hora de passar a chave do carro para outra pessoa dirigir.

Importada da filial na Polônia e engarrafada no Brasil, a bebida é produzida a partir de álcool de centeio de ouro. O preço sugerido é de R$ 55, e os interessados podem adquirir o produto em dois locais:

  • Empório Frei Caneca (shopping Frei Caneca - r. Frei Caneca, 569, Consolação, região central, São Paulo, SP; tel.: 0/xx/11/3472-2082)
  • Net Drinks (r. dos Pinheiros, 861, Pinheiros, região oeste, São Paulo, SP; tel.: 0/xx/11/3062-5888)

Para quem prefere vinho, o sommelier Guilherme Corrêa, da Enoteca Decanter (região oeste da cidade de São Paulo), sugeriu alguns rótulos elegantes para a ocasião. O argentino Colomé Estate 2006 e o chileno Old Bush Single Vineyard Limávida 2006 fazem parte da lista, além dos italianos Dolcetto d'Alba Bricco 2006 e do Valpolicella Clássico 2006.

Se a intenção é fazer algo personalizado, a Johnnie Walker Blue Label oferece a possibilidade de o cliente gravar uma mensagem na garrafa do uísque. Pelo site www.bluelabelpersonalizado.com.br, é possível escrever uma frase e gravá-la. Depois, é só esperar um contato para saber onde retirar o produto.

Brasil Ciência & Saude

05/08/2009 - 09h28

Laboratório caça micróbio candidato a ET


RAFAEL GARCIA
enviado especial da Folha de S.Paulo ao Rio

Um novo laboratório a ser construído em Valinhos, no interior paulista, será o primeiro do país a testar indivíduos para verificar se são capazes de suportar viagens espaciais. O segundo astronauta brasileiro, porém, não será um humano, e sim um microrganismo.

Como ainda não foi encontrado nenhum planeta similar à Terra no Universo, o que o novo projeto tentará descobrir é quais organismos poderiam viver em luas e planetas já conhecidos. Um dos idealizadores do laboratório é Eduardo Janot Pacheco, professor do Instituto Astronômico e Geofísico da USP.

Reprodução
_Artemia salina_, crustáceo que vive em ambientes extremamente secos, fará parte do experimento que identifica resistência a ambientes
Artemia salina, crustáceo cujos ovos resistem a ambientes extremamente secos, fará parte do experimento para "ETs"

Segundo ele, a ideia é construir uma câmara de simulação de ambientes extremos para avaliar a vulnerabilidade de alguns seres vivos a altas temperaturas, radiação e situações às quais a maioria dos organismos não sobrevive.

O dinheiro para o projeto, em tese, já existe. Deverá sair do Inespaço, um dos novos INCTs (Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia) criados pelo governo federal, que possui verba prevista de R$ 7 milhões para um período de três anos. Valinhos foi escolhida porque a USP já mantém um observatório lá. O novo laboratório deve aproveitar a infraestrutura.

Mas os cientistas não precisam esperar a nova câmara para trabalhar. Janot apresenta nesta semana, na Assembleia Geral da IAU (União Astronômica Internacional), no Rio, uma pré-seleção dos candidatos à "panspermia", o espalhamento da vida pelo Universo.

Ao extremo

Junto com os biofísicos Ivan Paulino Lima e Cláudia Lage, da UFRJ, ele identificou diversos extremófilos --micróbios resistentes a condições extremas-- que seriam capazes de viver fora da Terra.

O que o trio fez foi cruzar dados de inúmeros trabalhos de astronomia e de biologia. Após Janot determinar as estimativas da temperatura média de diversos planetas já conhecidos fora do Sistema Solar (os exoplanetas), os pesquisadores listaram quais deles poderiam abrigar micróbios como a Pyrolobus fumarii, que vive em fendais termais no oceano, suportando até 130ºC.

"Não é só que eles sobrevivem a essas condições extremas. Eles gostam de viver assim", diz Janot, que diz querer redefinir aquilo que os astrônomos chamam de "zona habitável". Hoje, essa é a classificação das zonas orbitais que não estão nem tão perto nem tão longe de seus sóis e são capazes de abrigar a água líquida.

"Aqui, a água é o solvente onde as reações necessárias à vida acontecem", explica Janot, alertando, porém, que talvez isso não seja uma regra geral. Afinal, existem micróbios capazes de resistir a uma vasta gama de condições inóspitas.

"Já que esses extremófilos sobreviveriam fora da zona habitável clássica, proponho que consideremos importantes também os planetas e luas que estejam na zona habitável desses organismos", diz Janot. Alguns exoplanetas com tamanho similar ao de Netuno têm temperaturas mínimas de 120ºC, viáveis para certos extremófilos terrestres.

Brasil Ambiente

05/08/2009 - 17h31

Contêineres de lixo enviados ao Brasil são repatriados ao Reino Unido.


MARINA LANG
da Folha Online

Os contêineres de lixo enviados pela Inglaterra aos portos brasileiros foram quase integralmente encaminhados ao Reino Unido, segundo informou o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), nesta quarta-feira (5). O instituto indicou ainda que o navio da companhia MSC Mediterranean Ship partiu às 14h do Porto de Santos (litoral de São Paulo).

Segundo Ingrid Maria Furlan Oberg, chefe regional do Ibama em Santos, os 41 contêineres no porto da cidade foram juntados a outros 40 provenientes do Rio Grande do Sul, em um total de 1.477 toneladas. O carregamento do Rio Grande do Sul saiu do Estado na última segunda-feira.

Eduardo Anizelli -23.jul.09/Folha Imagem
Ministro Carlos Minc mostra lixo que chegou da Inglaterra em contêineres no porto de Santos; lixo será repatriado até terça
Ministro Carlos Minc mostra lixo que chegou da Inglaterra em contêineres no porto de Santos; lixo foi repatriado nesta quarta

Agora, o lixo ruma, definitivamente, para o Porto de Felixtowe, na Inglaterra. O destinatário, entretanto, é desconhecido pelo Ibama. "Cabe às autoridades de lá definirem", afirmou à Folha Online.

Ela informa que ainda há oito contêineres que permanecem em Caxias do Sul (150 km de Porto Alegre), cujo embarque está indefinido, devido à necessidade de deslocamento para o porto gaúcho.

"Para nós do Ibama, esse lixo indo embora é a conclusão de um trabalho. A sensação é boa, deu os resultados que esperávamos. E é simbólico, porque mostra que o Brasil não aceita esse tipo de procedimento. Que sirva de exemplo para outros países", comemora Ingrid.

De acordo com ela, a Superintendência do Ibama acompanhou o processo de embarque do lixo. Como medida de prevenção para que esse tipo de procedimento seja coibido pelas autoridades, o Ministério do Meio Ambiente, junto a órgãos portuários e à fiscalização da Receita Federal, pretende montar uma comissão permanente, a fim de aprofundar as formas de fiscalização.

Os contêineres de lixo chegaram ao país a partir do mês de novembro. Presente na primeira remissão dos contêineres ao Reino Unido no Rio Grande do Sul, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, afirmou que "o Brasil não será a lata de lixo do planeta. Teremos um papel de protagonista nesta questão, exigindo mudança neste tipo de comportamento por parte dos países ricos."

Brasil Cotidiano

05/08/2009 - 13h29

Corpo de brasileiro que desapareceu em montanha na África é encontrado.


da Folha Online

O corpo do economista brasileiro Gabriel Buchmann, 28, foi encontrado nesta quarta-feira em Maláui, na África. Ele estava desaparecido desde o dia 17 de julho, quando escalava uma montanha.


Parentes do brasileiro informaram à Folha Online que o corpo foi localizado no alto da montanha e que o resgate é feito lentamente. A morte foi comunicada aos parentes no Brasil por Lúcio Chaves de Melo, tio de Gabriel e que acompanhava as buscas na África.

Arquivo Pessoal
Economista brasileiro Gabriel Buchmann desapareceu dia 17 quando fazia uma trilha no monte Mulanje, em Maláui, na África
Economista brasileiro Gabriel Buchmann desapareceu dia 17 quando fazia uma trilha no monte Mulanje, em Maláui, na África

"Ainda não sabemos qual é o estado do corpo, nem quem conseguiu encontrá-lo", disse a tia do economista, Emília Chaves de Melo.

Familiares disseram que o rapaz foi visto pela última vez por um guia de turismo quando escalava a montanha Mulanje, localizada em um parque florestal.

O Itamaraty informou que o corpo de Gabriel será levado para uma base no Maláui, onde será feita uma necropsia. Segundo a família do economista, o corpo deve chegar à base amanhã.

Ainda não há previsão para o corpo ser transportado ao Brasil. Os custos do traslado, de acordo com o Itamaraty, ficarão sob responsabilidade da família.

Buscas

Ontem, uma equipe de 12 bombeiros do Rio, sendo quatro oficiais e oito soldados, seguiu para Maláui para auxiliar as buscas.

Na quinta-feira (27), em entrevista à Folha Online, a mãe de Gabriel, Maria de Fátima Buchmann, reclamou da "falta de atenção do Itamaraty" e disse que gastou US$ 25 mil com as passagens da equipe de profissionais do Canadá que ajudava nas buscas.

Na ocasião, a assessoria do Itamaraty informou que foram contratadas 20 pessoas da região para ajudar a procurar Gabriel e um helicóptero cedido pelo governo da África do Sul participa das buscas pelo brasileiro.

Com DIANA BRITO, colaboração para a Folha Online, no Rio

SP Cotidiano

06/08/2009 - 08h06

Pista local da Marginal Tietê permanece interditada após carreta pegar fogo


Colaboração para a Folha Online

A pista local da marginal Tietê permanecia totalmente bloqueada por volta das 8h desta quinta-feira em decorrência de uma carreta que pegou fogo sob a ponte da Freguesia do Ó, no sentido Ayrton Senna. No horário, havia 6,9 km de congestionamento no local.

Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), o caminhão que levava um carregamento de fósforos ficou preso sob a ponte, por volta das 6h40, e pegou fogo em seguida. Os bombeiros foram acionados e, às 7h, o fogo já estava controlado. Não há informações de feridos.

Além da interdição na via, a passagem de veículos também está interrompida na ponte da Freguesia do Ó. A CET recomenda que o motorista evite trafegar na região.

Às 8h, a empresa registrava 54 km de congestionamento na cidade, ou 6,5% das vias monitoradas. Além do trecho de congestionamento no local do acidente. A marginal também tinha problemas na pista expressa da via, também no sentido Ayrton Senna, onde havia 7 km de lentidão, entre a ponte Nova Fepasa e a ponte da Freguesia do Ó.

Outras vias com trechos de congestionamento eram a avenida dos Bandeirantes, a marginal Pinheiros e a Radial Leste.


Cotidiano

06/08/2009 - 06h11

Documentos da licitação da merenda escolar somem


Alencar Isidoro
da Folha de S. Paulo

Documentos originais da licitação feita pela gestão Gilberto Kassab (DEM) para contratar novos fornecedores da merenda escolar desapareceram.

O caso levou a Prefeitura de São Paulo a criar, nesta semana, uma comissão para investigar as circunstâncias do extravio. Os papéis faziam parte do processo formal do pregão -cujo valor das propostas vencedoras atinge R$ 36 milhões por mês- e a responsabilidade por sua guarda é do município.

A Secretaria Municipal da Educação avalia que esse sumiço de documentos não compromete a licitação porque todas as informações foram preservadas -por meio de cópias ou de arquivos de computador.

Mas especialistas consultados pela Folha consideram que esse fato pode ser grave (tanto por eventual má-fé como por displicência de servidores) e que pode até motivar alguns questionamentos na Justiça aos resultados da licitação.

O leque de possíveis interessados em anular a concorrência é vasto: desde empresas que perderam a disputa (que teve 22 participantes para 14 lotes) até as que venceram, mas que tiveram suas propostas de preço bastante reduzidas.

Sob investigação

O pregão da merenda já é alvo de contestação pela Promotoria, que, numa ação judicial impetrada anteontem, tenta barrar qualquer terceirização desses serviços, sob a justificativa de que empresas estão envolvidas em pagamento de propina, formação de cartel, má qualidade e preços altos.

Os papéis originais que desapareceram, segundo a prefeitura, são: 1) a ata do pregão, realizado a partir do último dia 22 (na qual são detalhados todos os lances da disputa); 2) os pedidos manuscritos de recursos de contestação dos resultados por empresas participantes; 3) uma tabela com a soma de pontos para a qualificação de uma concorrente (Comissária Rio de Janeiro); 4) um quadro com os pontos necessários para a qualificação técnica por lote.

Segundo a gestão Kassab, há cópia da ata, existe um arquivo dessa tabela em computador e os pedidos de recurso estavam "escaneados ou xerocados".

A licitação esteve, nas últimas semanas, sob atenção de autoridades municipais devido às acusações da Promotoria.

A comissão criada para a investigação do extravio tem 20 dias para dar as conclusões. Só depois será definida uma eventual punição aos responsáveis.

Segundo sumiço

Essa não é a primeira vez que documentos da merenda são extraviados em São Paulo.

Conforme já revelou a Folha, relatórios de vistoria feitas pelo CAE (Conselho de Alimentação Escolar) sobre a comida dos alunos desapareceram no final do ano passado dentro de um prédio onde funcionavam órgãos da prefeitura. Entre as irregularidades registradas nessas vistorias havia alimentos em decomposição e salsicha dividida para render mais.

A Secretaria da Educação não se manifestou sobre essa apuração sob a alegação de que, na época, a merenda estava a cargo de outra pasta (Gestão).

"Considero da maior gravidade falar no desaparecimento de documentos originais de uma licitação", afirma Márcio Cammarosano, advogado e professor da PUC-SP.

Para ele, "independentemente da possibilidade de restauração dos autos", é obrigação do município avisar a autoridade policial, porque, "em tese, pode caracterizar até crime".

O especialista Paulo Boselli diz que a ata, por exemplo, "é uma das mais importantes peças" de uma concorrência e que seu sumiço pode levar a contestações sobre a fragilidade de controle do processo.

Brasil

Segundo a reportagem, além do salário de senador, de R$ 16.500, Sarney acumula duas aposentadorias no Maranhão que totalizavam o valor de R$ 35.560,98 em 2007. O governo do Estado não informou se houve reajuste.

Ofício da Procuradoria Geral do Estado do Maranhão encaminhado a Sarney pediu, em maio de 2007, manifestação do senador sobre o acúmulo de benefícios que recebe como ex-funcionário do TJ (Tribunal de Justiça) e como ex-governador do Maranhão (1966-1970), ultrapassando os R$ 24.500.

Sarney afirmou que, "resguardado pelo direito constitucional que tem, como qualquer brasileiro, à privacidade sobre os seus vencimentos, não vai se pronunciar a respeito" das aposentadorias que recebe, embora elas sejam pagas com recursos públicos. A informação foi repassada pela Secretaria de Imprensa da Presidência do Senado.

A assessoria do TJ disse que cabe à Secretaria de Administração do Estado se pronunciar sobre aposentadorias. A Folha pediu informações à secretaria, mas não recebeu resposta.

Discurso

Alvo de 11 acusações no Conselho de Ética do Senado, Sarney discursou ontem no plenário da Casa e descartou renunciar ao comando da Casa mesmo com o apelo de seus familiares e da oposição.

Ao pedir o apoio dos senadores para "pacificar" o Senado, ele disse que não vai aceitar a "humilhação de fugir" às suas responsabilidades, nem mesmo vai ser vítima de "calúnias, mentiras e acusações levianas".

"Na coerência do meu passado, não tenho cometido nenhum ato que desabone a minha vida. Não tenho senão que resistir, foi a única alternativa que me deram. Todos aqui somos iguais, ninguém é melhor que o outro. Não podem esperar de mim que cumpram a sua vontade política de renunciar."

Ontem, o presidente do Conselho de Ética, Paulo Duque (PMDB-RJ), arquivou quatro das 11 acusações que foram apresentadas ao colegiado contra o presidente da Casa.

Foram rejeitadas três denúncias contra Sarney apresentadas pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e uma representação protocolada pelo PSOL.

As reclamações pediam a abertura de investigação do presidente do Senado por suspeita de participação na edição dos atos secretos --medidas administrativas mantidas em sigilo nos últimos 14 anos --, de favorecimento de empresa de propriedade de seu neto em operações de empréstimos consignados aos servidores do Senado, de interferência a favor da fundação que leva seu nome e de se utilizar do mandato para facilitar os convênios da Fundação José Sarney com a Petrobras.

Leia a íntegra desta reportagem na edição da Folha desta quinta-feira, que já está nas bancas.