PIB dos EUA cai 1% no 2º trimestre; é a quarta queda seguida
Da Redação
Em São Paulo
O Produto Interno Bruto dos Estados Unidos caiu 1% no segundo trimestre deste ano e completou a quarta redução trimestral consecutiva, fenômeno que não acontecia desde 1947, segundo informações do Departamento de Comércio norte-americano (Veja gráfico ao final do texto).Em São Paulo
Nos três meses anteriores, a queda foi de 6,4%, segundo dados revisados. A informação inicial mostrava recuo de 5,5%.
O número foi melhor que o esperado por analistas que era de baixa de 1,5%.
Esses dados são preliminares, segundo anúncio do Departamento. Os dados mais consistentes, que poderão conter uma revisão, serão divulgados em 27 de agosto.
Segundo o documento, a queda refletiu a continuidade da diminuição dos investimentos, dos gastos pessoais e das exportações. Mas, apesar disso, o PIB mostrou um resultado melhor que no primeiro trimestre por causa do aumento dos gastos dos governos federal, estaduais e municipais, diz a nota.
Um dos destaques do documento é a indústria automotiva, que contribuiu com 0,2 ponto percentual para o PIB no segundo trimestre. Nos três meses anteriores, o setor havia contribuído negativamente com 1,69 ponto percentual para o desempenho da economia do país.
O índice de preços medido pelo Departamento do Comércio apontou deflação de 0,7% no segundo trimestre, após queda de 1,4% no primeiro trimestre. Já o núcleo do índice subiu 1,1%, acima dos 0,2% verificado no segundo trimestre.
Os gastos dos consumidores recuaram 1,2% depois do aumento de 0,6% no primeiro trimestre.
Os gastos do governo subiram 10,9% no primeiro trimester, mostrando recuperação se comparado ao recuo de 4,3% do primeiro trimestre.
As exportações americanas para o mundo caíram 7%, ante o recuo de 29,9% do primeiro trimestre. As importações recuaram 15,1%, comparadas à diminuição de 36,4% registrada entre janeiro e março.
O investimento das empresas dos EUA caiu 8,9% no segundo trimestre, bem inferior à queda de 39,2% registrada nos três primeiros meses do ano.